Rio de Janeiro, Brasil
Finalizada em 1943, a estação de trem Central do Brasil, no Rio de Janeiro, foi batizada de acordo com o seu propósito original, o de ser o mais importante hub de transporte do Brasil. Estatísticas relacionadas à Central do Brasil mostram um cenário futuro bastante assustador, a não ser que intervenções radicais sejam propostas para o local. Este projeto tira vantagem da monumentalidade da própria Central para propor intervenções igualmente monumentais, não para contrastar e se opor, mas para domesticar e equalizar sua situação atual. Ao invés de reforçar os limites da estação, em contraste com os espaços públicos dos arredores, este projeto leva o saguão da estação para o exterior e o espaço da rua para o interior: exo- e endo-. O projeto é baseado no redesenho cuidadoso da malha urbana que circunda a estação, associando-se a uma grande marquise contínua que expande o saguão principal da estação, conectando diferentes áreas em um mesmo nível.
data do projeto: 2010
data da construcao: ---
parceiros: Pablo Benetti (Fábrica Arquitetura); Jonas Hagen (ITDP) e César Duarte (fotógrafo)
consultores: ---
fase: Proposta Conceitual
cliente: ITDP (Institute for Transportation and Development Policy)
prêmio: ---